Conselho de Estado de Cuba marca para 11 de março eleições para Assembleia Nacional

Opera Mundi* – O Conselho de Estado de Cuba anunciou no fim da noite desta sexta (5), sábado (6) no Brasil, que as eleições para eleger os membros da Assembleia Nacional – responsáveis por escolher o novo presidente do país em abril – irão acontecer no dia 11 de março, um domingo. A informação é do jornal Granma.

A posse do novo Parlamento está marcada para o dia 19 de abril, oportunidade em que os deputados irão escolher o sucessor do presidente Raúl Castro, que completa dez anos no cargo (dois mandatos de cinco anos) em 2018 e não pode se reeleger.

Tradicionalmente, a escolha do novo presidente pelos deputados ocorre em fevereiro, mas, por conta dos danos causados pelo furacão Irma na ilha, os mandatos dos atuais parlamentares foram estendidos em dois meses.

A Assembleia Nacional do Poder Popular é o órgão Legislativo do país e é composta por 612 deputados. Além do presidente, os parlamentares também vão eleger os outros 30 membros do Conselho de Estado.

Entre as atribuições da Assembleia Nacional, além da eleição do Conselho de Estado, estão a aprovação de reformas na Constituição, de leis, decretos, do orçamento anual e de outros planos de desenvolvimento econômico e social da ilha.

O Conselho de Estado também definiu que, no mesmo dia 11 de março, os cubanos irão escolher os delegados das assembleias provinciais.

(*) Com teleSUR

Fontes: Rede Brasil Atual e Opera Mundi*

Deixe um Comentário

comentários