Contagem regressiva para o massacre da Previdência

Enquanto em Brasília, situação e oposição iniciam queda de braço pela reforma da Previdência, em São Paulo, sindicalistas e especialistas alertam para os danos que a medida pode causar ao trabalhador que está ingressando no mercado e também para quem já está aposentado.

Sistema de capitalização para previdência pode ser uma falência

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC alerta para os retrocessos e o fim do direito adquirido com a proposta de Bolsonaro para a reforma da previdência. Para especialista em previdência, a capitalização pode levar INSS a falência.

A proposta do presidente Jair Bolsonaro pode acabar com a possibilidade do trabalhador de se aposentar. Os brasileiros que já estão aposentados podem ficar na miséria.

Proposta da reforma retira direitos de proteção do trabalhador

Para o especialista em seguridade social, Remígio Todeschini a história da previdência sempre tem mostrado avanços, mas esta proposta de Bolsonaro está recheada de retrocessos.

“Toda história da previdência foi uma história que amplia direitos de proteção social. Essa contrarreforma do governo Bolsonaro é uma reforma que quer retirar direitos e prejudicar principalmente aposentados, pensionistas, trabalhadores vulneráveis, trabalhadores do campo, e principalmente as mulheres”, explicou Remígio Todeschini.

Experiência de capitalização na previdência pública não é positiva

O regime de capitalização também pode levar a falência do INSS, que paga quase 70% das aposentadorias no Brasil.

“A capitalização quer retirar a solidariedade que foi construída na previdência nos últimos 100 anos. Recentemente a OIT divulgou um documento em que 20 países que fizeram reformas instituindo a capitalização, tiveram inclusive de retroceder para voltar para um sistema sustentável, e solidário”, acrescentou Remígio Todeschin.

À medida quer tirar da Constituição Federal, a regra que determina o reajuste anual das aposentadorias de acordo com a inflação para os benefícios pagos a aposentados e pensionistas da iniciativa privada e do setor público.

#RedeTVT
#SeuJornal
#ReformaDaPrevidência

Deixe um Comentário

comentários