Contra a brutalidade do Estado, com Eugênia Gonzaga e Adriano Diogo

O Instituto Vladimir Herzog e o Núcleo Memória convidam a população para a II Caminhada do Silêncio no próximo dia 31 de março de 2022, no Parque do Ibirapuera. Nesta data, há exatos 58 anos, dava-se início ao golpe civil-militar que assolou o Brasil deixando incontáveis vítimas.

Fruto do movimento Vozes do Silêncio contra a Violência de Estado, a iniciativa é liderada por dezenas de organizações, coletivos e ativistas que, desde 2019, ano da primeira caminhada, chamam a atenção da sociedade para as violências cometidas pelo Estado durante e após a ditadura.

A iniciativa também joga luz sobre as lutas e populações que foram invisibilizadas naquele período – como populações negras, povos indígenas, LGBTQIA+ – que até hoje sofrem com as consequências da manutenção e da ascensão de projetos políticos contrários aos princípios democráticos e aos direitos humanos.

O assalto do Estado pela extrema direita e sua necropolítica responsável por mais de 650 mil mortes pela Covid-19, o retrocesso nas políticas públicas de preservação do meio ambiente e dos povos originários, o retorno do país ao mapa da fome, o desmonte da cultura e tantas outras recentes violações de direitos unirá nesta data inúmeras frentes de resistência sociais.

Nos concentraremos a partir das 17h na Praça da Paz e iniciaremos nossa caminhada silenciosa até o monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos do regime militar no Brasil. Criado pelo pelo arquiteto Ricardo Ohtake, o monumento é um símbolo nacional da luta pela democracia.

Encerraremos nossa cerimônia com velas, flores e fotos para homenagear aquelas e aqueles que foram e têm sido vitimados pelas violências de Estado.

Na quinta (31), convidamos a todas e todos a usarem as hashtags #CaminhadaDoSilêncio #VozesDoSilêncio #DitaduraNuncaMais #LutoÉLuta #ReinterpretaJáSTF em suas redes sociais.

A II Caminhada do Silêncio tem o apoio da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

#CaminhadadoSilêncio
#DitaduraNuncaMais
#CondenaTVT

⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt

Deixe um Comentário

comentários