Crivella confirma favoritismo e supera Freixo por 59% a 41%

Fonte: Rede Brasil Atual

O senador Marcelo Crivella (PRB) confirmou sua vitória na cidade do Rio de Janeiro. O herdeiro da Igreja Universal do Reino de Deus recebeu 1.700.030 votos, 59,36% dos válidos. Marcelo Freixo (Psol), com 1,163.662 (40,64%), reconheceu a derrota eleitoral, mas comemorou a energia da campanha.

Em discurso aos milhares de apoiadores que acompanham a apuração na Cinelândia, no centro do Rio, afirmou que o compromisso com o Brasil não se esgota em uma eleição. “O que acontece no Rio de Janeiro neste momento é um exemplo para o Brasil. O nosso sonho não é feito em sala fechada, ele é coletivo. Não foram os pouco que se emocionaram ao ir votar hoje e ao participar desta campanha. A luta está apenas começando”, afirmou.

Essa é a terceira vez que Crivella disputa a prefeitura carioca. Engenheiro civil, com pós-graduação na Universidade de Pretoria, em Joanesburgo, África do Sul, também concorreu ao governo estadual em 2006 e 2014. Começou a trabalhar aos 14 anos como auxiliar de escritório e foi taxista. Ficou oito anos no Exército, foi professor universitário e servidor público.

Com 59 anos, Crivella nasceu na capital fluminense e é filho único de pais católicos. Em 2002, foi eleito para o Senado com mais de 3 milhões de votos. Foi reeleito para o período 2011 a 2019. No governo de Dilma Rousseff, foi ministro da Pesca e Aquicultura. O político publicou contos de cunho religioso e um livro sobre projeto que torna produtivas terras abandonadas pelo governo federal, na cidade de Irecê (BA).

As abstenções representam 26,85% dos votos. Somadas aos votos brancos e nulos (20,08%) superam o total de votos recebidos pelo primeiro colocado. Crivella obteve 34,5% do total.

Outros resultados

Em Volta Redonda, o servidor público federal Samuca Silva (PV) foi eleito com 54,6% dos votos válidos. Ele derrotou Paulo Baltazar, do PRB, que teve 45,4%. Ambos faziam oposição ao atual prefeito, Antonio Francisco Neto, do PMDB.

Na Baixada Fluminense, Rogério Lisboa (PR) venceu a eleição na cidade Nova Iguaçu, com 63,91% dos votos válidos. Ele foi deputado federal pelo PFL (atual DEM). Candidato à reeleição, Nelson Bornier (PMDB) ficou com 36,09%.

Com disputa entre dois deputados estaduais, Waguinho, do PMDB, venceu em Belford Roxo, também na Baixada, com 56,99% dos válidos. Em segundo, ficou Dr. Deodado (DEM), com 43,01%.

Em mais uma eleição na região, Nova Iguaçu deu vitória ao deputado federal Washington Reis (PMDB), com 54,18%. Jorge Moreira Theodoro, o Dica (PTN), teve 45,82%.

Em Niterói, deu Rodrigo Neves (PV) que com 58,59% dos votos válidos conquistou a reeleição. Ele derrotou Felipe Peixoto (PSB), que ficou com 41,41%.

Na região serrana do Rio, Bernardo Rossi (PMDB) elegeu-se em Petrópolis, com 52,65% dos válidos. O atual prefeito, Rubens Bomtempo (PSB), teve 47,35%.

Depois de disputa acirrada no primeiro turno, José Luiz Nanci (PPS) ganhou a eleição em São Gonçalo, na região metropolitana, com 53,63%. Candidato do PR, Dejorge Patrício teve 46,37%. A cidade tem o segundo maior colégio eleitoral do estado, com 686.207 eleitores.

 

cinelandia
Milhares de apoiadores de Freixo foram à Cinelândia acompanhar apuração. “A luta só está começando”, disse o candidato do Psol

Deixe um Comentário

comentários