Davi Kopenawa Yanomami: “Quem matou meu povo foi Jair Bolsonaro” | Megafone

O Megafone desta semana apresenta uma entrevista inédita com o maior líder do povo Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami, realizada pela equipe da @AmazoniaReal e traz também um estudo sobre garimpo realzado pelo @InstitutoSocioambiental.

00:00 Entrevista com Davi Kopenawa Yanomami

O maior líder do povo Yanomami, Davi Kopenawa, de 66 anos, atendeu à equipe da Amazônia Real para uma entrevista exclusiva na segunda-feira (23). Com a agenda cheia de compromissos e reuniões com outras lideranças e apoiadores das pautas do povo da floresta, ele reservou cerca de 40 minutos para uma conversa franca e direta. O xamã Yanomami revelou estar irritado e triste por ter de tratar dos problemas por ele denunciados há décadas. Para ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o grande responsável pelo agravamento da tragédia humanitária que atinge o seu povo e ele deve ser preso pelo crime de genocídio. Entrevista a Felipe Medeiros em Boa Vista.

25:51 – Estudo do ISA comprova que o garimpo prejudica o desenvolvimento dos municípios

Uma análise do Índice de Progresso Social de municípios da Amazônia Legal comprovou que as cidades com exploração mineral predatória têm condições de vida ainda piores que a média amazônica, já mais baixa que a nacional. Além de ampliar a degradação ambiental, ameaçando povos e comunidades tradicionais, o garimpo gera enormes gastos públicos com despesas nas áreas da saúde, segurança, assistência social e fiscalização ambiental. Leia o estudo: https://isa.to/3ESvzag

#Megafone
#Yanonamis
#DaviYanomami
#GovernoBolsonaro

🔴👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.

Deixe um Comentário

comentários