De olho na Polícia | Megafone

Megafone de olho na polícia.

Com vídeos da Agência Ponte e do Instituto Vladimir Herzog o programa apresenta o estudo “ De Olho na Polícia: Índice de Transparência da Violência Policial” e duas reportagens da série” Historias que só a Ponte conta”; o caso de Flávio Silva Santos em que uma foto do Facebook foi suficiente para que a Justiça o condenasse por um roubo que ele não cometeu e o assasinato de Kaique de Souza Passos cujas Imagens registradas pelas câmeras nas fardas dos PMs mostraram que os policiais taparam o aparelho no momento em que dispararam contra Kaique.Nestes dois casos a participação da Ponte Jornalismo foi fundamental. No final o video do Instituto Vladimir Herzog “Embaixo do quepe e acima da farda” mostra os efeitos dos discursos de ódio na saúde mental dos PMs no RJ

Lista de videos do compilado:

As eleições de 2018 e 2022 vieram acompanhadas de policiais.
https://www.youtube.com/shorts/KW06ZXeWFV8
@pontejornalismo
O advogado e autor do livro “A História da Polícia no Brasil”, Almir Felitte,conta a ascendência de policiais no campo político Brasileiro, que vem se escalando desde 2018 e se fortaleceu ainda mais em 2022.

De Olho na Polícia: Índice de Transparência da Violência Policial – Ponte Jornalismo
https://www.youtube.com/watch?v=CF31lu3ByCA
07:03@PONTEJORNALISMO
Você sabe quantas pessoas a polícia do seu estado mata por ano? E quantos policiais morrem dentro e fora de serviço? Os números da segurança pública dão a dimensão para qual caminho devemos tomar na hora de pensar políticas públicas. Por isso, a transparência dos dados e o combate à violência do Estado foram temas centrais do evento de lançamento do projeto “De Olho na Polícia: Índice de Transparência da Letalidade Policial”, lançado pela Ponte Jornalismo no fim de outubro deste ano, com o apoio da Rights & Security International, da Rise Coalition e da Lagom Data.
Reportagem, redação e levantamento de dados: Jeniffer Mendonça
Consultoria: Marcelo Soares
Idealização: Fausto Salvadori
Projeto gráfico: Antonio Junião
Vídeo: Daniel Arroyo

Histórias que só a Ponte conta: caso Flávio Silva Santos – Ponte Jornalismo
Uma foto do Facebook foi suficiente para que a Justiça condenasse Flavio Silva Santos por um roubo que ele não cometeu. Uma reportagem da Ponte de 2022, que denunciou a prisão com base em um reconhecimento irregular, ajudou a reverter essa situação e teve dupla influência para que o caso tivesse outro final.

Histórias que só a Ponte conta: caso Kaique de Souza Passos – Ponte Jornalismo
https://www.youtube.com/watch?v=XvuAb11xSyU
02:04
@PONTEJORNALISMO
No fim de 2022, a Ponte teve acesso com exclusividade às imagens que esclareceram as circunstâncias da morte de Kaique de Souza Passos. O jovem negro de 24 anos foi morto após uma abordagem policial no Guarujá (SP). Imagens registradas pelas câmeras nas fardas dos PMs mostraram que eles taparam o aparelho no momento em que dispararam contra Kaique.
Denunciar a violência de Estado exige mais do que coragem. Exige recursos e apuração jornalística para que os fatos sejam esclarecidos e que as famílias sejam reparadas.

Embaixo do quepe e acima da farda, mostra os efeitos dos discursos de ódio na saúde mental dos PMs no RJ
https://www.youtube.com/watch?v=59gRrrDWXeM
@InstitutoVladimirHerzog
O estado do Rio de Janeiro apresenta índices graves de violações de direitos humanos por policiais. Com Bolsonaro, o crescimento de vítimas letais das polícias do Rio foi de 36%. Em 2020, houve aumento de 55% nos casos de suicídio policial no país. O documentário analisa o impacto dos discursos de ódio e os incentivos à perseguição de pessoas na saúde mental dos agentes, refletindo sobre como policiais podem ser afetados pela mesma política violenta de Estado que ajudam a promover.

Ficha Técnica
Pesquisa e documentação: Hugo Henrique de Jesus, João Marcelo Almeida e Yago Godoy
Roteiro: Hugo Henrique de Jesus, João Marcelo Almeida, Yago Godoy e Flora Daemon
Produção: Hugo Henrique de Jesus, João Marcelo Almeida, Yago Godoy e Flora Daemon
Reportagem: Hugo Henrique de Jesus, João Marcelo Almeida e Yago Godoy
Edição: Beto Teixeira
Imagem e fotografia: João Marcelo Almeida e Yago Godoy
Som: João Marcelo Almeida e Beto Teixeira
Direção: Angelina Nunes e Flora Daemon
Realização: Instituto Vladimir Herzog
Apoio: Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Periferia em Movimento, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e TV Cultura
Realização: Instituto Vladimir Herzog
Patrocínio: Petrobras, Caixa e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Deixe um Comentário

comentários