Delações – Marcelo Odebrecht: Dilma e Graça (parte 1)

Em abril deste ano, boa parte da mídia hegemônica noticiou à exaustão um trecho da delação premiada do executivo da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht. Logo após a divulgação da delação, os principais jornais do país lançaram manchetes como as seguintes: “Dilma e Graça Foster tinham conhecimento do pagamento de propinas para PMDB e PT”, ou mesmo “Dilma e Graça sabiam da corrupção”, citando um trecho da delação em que Marcelo Odebrecht afirma que falou com as duas sobre um acordo de pagamento para o financiamento da campanha eleitoral de 2010.

Após a divulgação deste e de diversos trechos da delação, a euforia em torno das revelações de Marcelo Odebrecht passaram a gerar notícias no mínimo, questionáveis. Fatos foram alterados ou omitidos nas notícias dos demais jornais e revistas e levantaram questionamentos por parte de alguns especialistas, que afirmam que esse comportamento expressa uma espécie de conivência com as forças políticas que derrubaram a presidenta Dilma Rousseff em um processo de impeachment que ocorreu ano passado.

No trecho em que Marcelo Odebrecht fala sobre conversas que teve com Dilma e Graça, ele salienta que elas queriam saber sobre o acordo e reforça que elas tinham a intenção de ir até o fim nessa questão. Além disso, ainda confirma que o acordo foi conduzido pelo PMDB.

Portanto, a partir dessa semana, a TVT lança uma série sobre as delações da Lava Jato, realizando uma análise detalhada dos depoimentos, buscando levar ao público os fatos com um novo olhar, mostrando o que os grandes meios de informação deixaram de mostrar.

Deixe um Comentário

comentários