Entre Vistas – Rafael Marques

O convidado do Entre Vistas de hoje é o Rafael Marques. Ele foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2012 e permaneceu no cargo até 2017.

Foi o 12º presidente de um sindicato que fez história no Brasil, com papel relevante na luta pela redemocratização do país. Rafael é hoje diretor do sindicato e presidente do recém criado TID-Brasil – Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento. Ele terá pela frente um período conturbado da vida nacional, com direitos trabalhistas eliminados, postos de trabalho extintos e cortes de recursos para políticas públicas determinados por um Governo sem apoio da população.

Não bastassem os ataques ao trabalhador no Brasil, em todo o mundo se desenha a chamada “Revolução 4.0” – em que o trabalho humano perde espaço, como nunca antes, no modo de produção capitalista. Nomes conceituados, como o físico inglês Stephen Hawking, chegam a traduzir essa mudança como uma ameaça ao processo civilizatório, que poderia significar o fim da raça humana.

Recentemente, Rafael Marques esteve na China com uma delegação de metalúrgicos da CUT – a Central Única dos Trabalhadores. Um dos assuntos discutidos com os chineses foi a chamada “indústria 4.0”.

Acompanhe!

Deixe um Comentário

comentários