Fronteras Culturales, um passeio pelo Brasil, com Ricardo Almeida | Podcast do Conde

Ricardo Almeida nasceu em Santana do Livramento/Rivera, fronteira do Brasil com o Uruguai. De 2010 a 2016, foi assessor do Comitê de Fronteira, que reúne prefeitos, intendentes, alcaides, secretários de cultura e movimentos culturais dos municípios e departamentos da fronteira Brasil-Uruguai.

🏹 🐆⚜️ Pix do Conde: [email protected] ⚜️😎🥂🍾🐾🏹

De 2011 a 2014, foi diretor do departamento dos projetos Estratégicos e gerente do Sistema Estadual de Participação Digital do Governo Tarso Genro, no estado do Rio Grande do Sul. De 2015 a 2016, foi consultor contratado pela UNESCO, em convênio com o Ministério da Cultura do Brasil, para a elaboração de um plano de integração cultural nas fronteiras do Brasil com os demais países da América do Sul.

É membro do GT de Metodologia do Fórum Social Mundial. Também é um dos coordenadores do movimento Fronteras Culturales e das Movidas Culturales, que promovem ações de integração cultural nas fronteiras nacionais e em outras regiões do planeta.

Formado em Gestão em Tecnologia da Informação, pela Unisul, de Santa Catarina, com capacitação em Governança Digital, em Tallin, na Estônia. Em 2021, produziu o longa-metragem Fronteriz@s, que aborda temas relativos às fronteiras nacionais, e foi coprodutor, corroteirista e codiretor da web série Misturados, sobre a diversidade cultural do Rio Grande do Sul.

Produziu recentemente o projeto Rede de Diálogos Interculturais, junto com coletivos do Brasil, do Uruguai e da Bolívia.

Deixe um Comentário

comentários