Guerra contra povos do campo durante o golpe de 64 | De Olho na Resistência

00:00 – Luta dos camponeses contra a ditadura / A historiadora Luma Prado conta como a luta pela terra sobreviveu à perseguição e à tortura, ressurgindo em meio à abertura política. Nas vilas e nas cidades. Nas pastorais da terra e na lida diária do campo, ideias continuaram a circular, enquanto novos líderes surgiam para se opor aos militares e seus aliados latifundiários.

08:21 – Mário Juruna, o primeiro indígena eleito para o Congresso / Entre discursos contundentes e tentativas de derrubar seu mandato por quebra de decoro, o líder Xavante teve um papel ativo em sua época, denunciando esquema de corrupção no pleito de Paulo Maluf à presidência e sendo criador da Comissão Permanente do Índio.

12:36 – Indígenas voltam a Brasília no Acampamento Terra Livre / Episódio acompanha as movimentações em torno do Acampamento Terra Livre e fala também da vitória dos movimentos sociais contra os despejos e da conquista de novos territórios tanto pelo MST do Ceará quanto pelas quebradeiras de coco-babaçu do Piauí.

#DeOlhoNaResistência
#DitaduraNuncaMais
#PovosDoCampo
#MarioJuruna
#Megafone

👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo

Deixe um Comentário

comentários