Guerra, globalização e democracia com José Sócrates e Tarso Genro

O ex-primeiro-ministro português José Sócrates e o ex-ministro da Educação Tarso Genro participam de um debate sobre a guerra na Ucrânia mediado pelo linguista Gustavo Conde. A iniciativa é do site ‘A Terra É Redonda’, que publica artigos dos principais intelectuais brasileiros e internacionais, como Noam Chomsky e Boaventura de Sousa Santos, e que se consolida como um dos principais fóruns de debate no país.

A situação na Ucrânia passa por uma escalada de tensões ao mesmo tempo em que os governos russo e ucraniano tentam algum tipo de acordo para um cessar-fogo.

Conhecedor dos bastidores da política europeia, o ex-primeiro-ministro português José Sócrates será defrontado com as posições conceituais acerca da geopolítica do ex-ministro da Educação brasileiro Tarso Genro. Ambos irão analisar as possibilidades de um mundo pós-guerra e pós-pandemia, bem como o novo desenho econômico internacional, com a presença mais forte da China.

O encontro será nesta próxima segunda-feira, dia 21 de março, às 17h, com transmissão ao vivo pela TVT de São Paulo, pelo canal do Grupo Prerrogativas e pelo canal do Conde.

José Sócrates é ex-Primeiro-Ministro de Portugal (2005-2011). Foi secretário-geral do Partido Socialista, de setembro de 2004 a julho de 2011. Foi também secretário de estado-adjunto do Ministério do Ambiente e Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território no governo de António Guterres, bem como um dos organizadores do campeonato de futebol UEFA Euro 2004 em Portugal.

Após a vitória do seu partido nas Eleições Portuguesas de 2005, Sócrates foi chamado pelo presidente Jorge Sampaio para formar um novo governo, o XVII Governo Constitucional (após 1976). Após a eleição legislativa portuguesa, realizada em 27 de Setembro de 2009, José Sócrates foi eleito para um segundo mandato como primeiro-ministro de Portugal. Ele também foi membro do Conselho de Estado Português por inerência, como primeiro-ministro.

Tarso Genro é ex-ministro da Educação e ex-governador do Rio Grande do Sul. Foi duas vezes prefeito de Porto Alegre e ministro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça durante o governo Lula.

Como Ministro da Educação do governo Lula, Genro teve como principais realizações a criação do Prouni, um programa para criar vagas para alunos pobres nas universidades particulares, e o envio ao Congresso dos projetos de criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Piso Nacional dos Professores.

Em 2006, com a reeleição de Lula, Genro passou a ocupar a pasta do Ministério das Relações Institucionais, e, em 16 de março de 2007, tomou posse como ministro da Justiça, cargo que ocupou até 10 de fevereiro de 2010, em substituição a Márcio Thomaz Bastos. No Ministério da Justiça criou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e a Bolsa Formação para policiais.

#TarsoGenro
#JoséSócrates
#Globalização
#GuerraUcrania

⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt

Deixe um Comentário

comentários