Indígenas comemoram a vitória no STF da queda da tese do Marco Temporal | Megafone

O Megafone desta semana exibe produções da @AmazoniaReal @GreenpeaceBrasil @sumaumajornalismo2849 e @DeOlhonosRuralistas

00:00 – Indígenas comemoram a vitória no STF da queda da tese do Marco Temporal

STF decide por maioria em favor do povo Xokleng, de Santa Catarina. O julgamento terá “repercussão geral” para todos os povos e territórios indígenas do país. Um dia histórico para os povos indígenas do Brasil. Pelo placar de 9 x 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a tese do Marco Temporal, nesta quinta-feira (21), encerrando um longo julgamento que teve início no ano de 2021. Apesar da “goleada”, há pontos controversos que precisarão ser definidos no futuro. Os votos dos ministros vieram acompanhados de ressalvas. Lideranças e integrantes do movimento indígena que estão acampados em Brasília comemoraram o fim desse impasse que durava décadas. Imagens: Takumã Pataxó /Apib; @kaianakukamaiura; @Lohana Chaves/Funai.

05:14 – O que é garimpo e como ele ameaça a Amazônia?

Na Amazônia, o garimpo é um problema que já provocou grandes ondas de destruição e violência ao longo da história, como a que enfrentamos na última década. Mas como isso acontece e por que o garimpo é incompatível com a manutenção da qualidade de vida na floresta?

11:32 – Raoni: ‘Se continuar assim, vamos desaparecer’

Em entrevista a SUMAÚMA, a maior referência da luta indígena no Brasil alerta os próprios parentes sobre os efeitos nefastos do garimpo e da mineração e pede consciência da sociedade nesta era de catástrofe climática Reportagem: Rafael Moro Martins e Pablo Albarenga Edição de vídeo: Camila Ribeiro Tradução para o português: Beptuk Metuktire Revisão ortográfica (português): Valquiria Della Pozza.

19:58 – Sâmia Bomfim, Nilto Tatto e Guilherme Boulos dizem por que fiscalizar o agronegócio

Há sete anos, surgia o De Olho nos Ruralistas, um observatório jornalístico dedicado à cobertura de temas agrários e ambientais. Dos bastidores da política em Brasília às violências cometidas contra povos indígenas, camponeses e quilombolas país afora. A partir de R$ 25 por mês, você ajuda a financiar nosso jornalismo e nos permite continuar de olho no agronegócio e em seus impactos. Os deputados federais Guilherme Boulos (Psol-SP), Nilto Tatto (PT-SP) e Sâmia Bomfim (Psol-SP) e o deputado estadual Renato Roseno (Psol-CE) contam por que apoiam o nosso trabalho.

#Megafone
#PovosIndígenas
#MarcoTemporal
#Amazônia

👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: youtube/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.

Deixe um Comentário

comentários