Íntegra da entrevista de Lula na Rádio Brasil

Durante duas horas, das 12h às 14h de hoje (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escapou da pauta política para falar de música e futebol, mas não se furtou a falar da Operação Lava Jato e de seu iminente julgamento. Ao mesmo tempo em que anunciou que vai enfrentar Chico Buarque em um campo de futebol do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deu indiretas quanto a uma possível candidatura em 2018. “Se eu voltar a governar este país”, disse mais de uma vez. A entrevista, para o programa Hora do Rango, da Rádio Brasil Atual, teve uma diversificada seleção musical, escolhida pelo próprio Lula (confira no destaque).

A primeira música foi A Vida do Viajante, composição de Hervé Cordovil e Luiz Gonzaga (“Minha vida é andar por este país/ Pra ver se um dia descanso feliz”), cantada pelo próprio Gonzagão e por seu filho Gonzaguinha, e que o ex-presidente usou em campanha presidencial. Eram do “rei do baião” as canções que Lula escutava quando pequeno, ainda no interior de Pernambuco. “(O rádio) Tinha mais chiadeira que música, na verdade”, lembrou. A campanha poderia ter como “trilha sonora” Triste Partida, de Patativa do Assaré (“Falaria mais com o povo”), mas foi descartada por ser muito longa.

O mote da música faz o entrevistador, o jornalista Oswaldo Luiz Colibri Vitta, perguntar se Lula vai retomar as caravanas, andar pelo país. “Eu descobri na eleição de 1989 que os políticos não conhecem o Brasil. Resolvi conhecer nas suas entranhas”, diz o ex-presidente, para quem as pessoas, na região centro-sul, não têm conhecimento da diversidade brasileira. “Foi isso que me deu a garantia de que a solução para os problemas do país era mais fácil do que a elite falou durante 500 anos. (Era preciso) colocar o povo no orçamento.”

Deixe um Comentário

comentários