Jovens de comunidades ribeirinhas de Rondônia passaram três anos sem acesso à escola | Megafone

Confira o que o Megafone preparou para você nesta semana:

00:00 – O documentário “Meninos garimpeiros” conta a história de jovens de comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Madeira, em Rondônia, que passaram três anos sem acesso à escola. No primeiro ano devido a um caso de corrupção envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a empresa de transporte escolar. Depois por conta da pandemia. A falta de estrutura e estimulo levou mulheres e crianças a trabalhar nos garimpos. Com a pandemia e o desmonte da política de fiscalização ambiental pelo presidente Jair Bolsonaro esse quadro se agravou.

15:52 – Trinta anos após demarcação, povo Yanomami enfrenta a fúria do garimpo

Os Yanomami celebraram os 30 anos de demarcação e homologação de seu território. A data é rememorada em meio à luta pela sobrevivência da etnia contra o avanço do garimpo. Como foi a luta pela demarcação de uma das maiores terras indígenas do Brasil? Quais ameaças acometem os Yanomami hoje?

25:11 – Em busca do filho, Pureza Lopes Loiola denunciou o trabalho escravo

Até onde vai uma mãe à procura do filho? Por três anos e dois meses, Pureza Lopes Loiola percorreu a rota do trabalho escravo contemporâneo no Maranhão e no Pará. Na espreita do filho, revirou carvoarias, fazendas, garimpos e flagrou repetidas situações de escravidão por dívidas. Suas denúncias precederam a ação do Estado brasileiro, que reconheceu a existência da escravidão no país em 1995. E a partir de então passou a tomar medidas para erradicá-lo.

#Megafone
#‘MeninosGarimpeiros
#DeOlhoNosRuralistas
#Yanomami

🔴👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming:
Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.

Deixe um Comentário

comentários