Judias e judeus pela Democracia – SP em defesa da candidatura Lula | Prerrogativas

“Somos filhos da época, e a época é política (…) O que você diz tem ressonância, o que silencia tem um eco de um jeito ou de outro político”, lembra a poeta polonesa Wislawa Szymborska. Assim, o que nos perguntamos aqui, é: qual nossa responsabilidade como judeus, e também como indivíduos, no momento em que coletivamente nos encontramos?

Esta carta é um chamado para um imperativo ético judaico: lutar pela justiça social e pela vida. O que isso significa neste momento? Para nós, o combate à fome, ao ódio, às desigualdades e a garantia de direitos sociais são elementos fundamentais.

Estão evidentes os dois projetos opostos para o próximo ciclo: um projeto de morte, escassez, violência, ódio e autoritarismo, de um presidente que abriu mão de governar o país e se dedica a atiçar os piores sentimentos sociais; e outro que propõe uma política alinhada à justiça social e à garantia do Estado Democrático de Direitos e da vida.

Por isso, certos de que este é um momento decisivo e que não podemos nos omitir, nós, Judias e Judeus pela Democracia SP, apoiamos a chapa Lula-Alckmin nestas eleições.

(…)

Nós, Judias e Judeus pela Democracia SP, sabemos que quando o projeto político é o ódio, o passo seguinte é o extermínio simbólico e físico. Testemunhamos isso em diferentes momentos da história, e sabemos as consequências da omissão, de falsas equivalências e da desresponsabilização diante da destruição das minorias políticas e religiosas e dos mais vulneráveis.

Diante de uma ameaça civilizatória, as Judias e Judeus pela Democracia São Paulo conclamam a sociedade e suas forças democráticas a apoiar quem oferece um mínimo de segurança e dignidade à população brasileira. Não cabe dúvida que em nosso quadro eleitoral, Lula-Alckmin representa a única opção para esse propósito.

Judias e judeus pela Democracia – SP

Deixe um Comentário

comentários