Lembrar e Resistir – o golpe de 64 e os trabalhadores

Em 2015, o Ministério Público Federal recebeu das mãos de centrais sindicais uma série de documentos, provas físicas e testemunhais de que a empresa alemã Volkswagen colaborou diretamente com os militares durante a ditadura.

No documento, confeccionado por ex-funcionários e comissões da verdade, indica que a empresa, além de fornecer informações sobre funcionários com atuação sindical e política para os órgãos de segurança da época, ainda permitiam que torturas ocorressem no interior da fábrica, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em Lembrar e Resistir, a TVT prepara um especial nesta semana em que se relembra o golpe civil-militar de 1964 e para isso, convidou alguns ex-funcionários da Volkswagen para contar sobre as perseguições que sofreram dentro e fora da fábrica, além da luta que ainda travam na justiça, por uma reparação.

Neste primeiro episódio, os ex-funcionários contam como era o clima na Volkswagen e demais montadoras locais e como foi se criando o clima de opressão, que perdurou durante todo o período em que a democracia se encontrava suspensa no país.

Deixe um Comentário

comentários