Linguagem em Vertigem, com Márcia Tiburi | Podcast do Conde

Márcia Tiburi é filósofa, artista plástica, professora universitária e escritora.

Graduada em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), e em artes plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994, com a dissertação Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Th. W. Adorno, sob a orientação de Hans-Georg Flickinger) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999, com a tese Dialética Negativa: superação negativa e a transformação da filosofia em Theodor W. Adorno, sob a orientação de Álvaro Luiz Montenegro Valls) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Realizou atividades de pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora da Universidade Paris 8, bolsista do Programa Pause e do Artist Protection Fund.

Publicou livros de filosofia, entre eles a antologia As Mulheres e a Filosofia e O Corpo Torturado, além de Uma outra história da razão. Pela Editora Escritos, publicou, em co-autoria, Diálogo sobre o Corpo, em 2004, e individualmente Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita. Em 2005 publicou Metamorfoses do Conceito e o primeiro romance da série Trilogia Íntima, Magnólia, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006. No mesmo ano lançou o segundo volume A Mulher de Costas. Escreve também para jornais e revistas especializados, assim como para a grande imprensa.

Márcia Tiburi fez parte do elenco do programa de televisão Saia Justa, do canal por assinatura GNT de 2005 a 2010. Uma de suas experiências no programa resultou no livro Olho de Vidro: A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem, um estudo que faz análise da experiência visual a questões como alienação e hiperexposição na mídia. Em 2012 publica o romance Era Meu esse Rosto pela Editora Record e os livros Diálogo/Dança e Diálogo/Fotografia pela editora do SENAC-SP.

Atualmente ministra aulas nos cursos livres de filosofia e nos laboratórios de escrita criativa da Escola Passagens no Rio de Janeiro.

Podcast em: https://soundcloud.com/brasil247

Deixe um Comentário

comentários