LIVE DO PRERRÔ! Risco-Bolsomoro, as candidaturas que envergonham o país

A candidatura do ex-juiz suspeito e ex-ministro de Boslonaro, Sergio Moro, disparou uma crise e um sinal de alerta. A crise é de ordem moral: como pode um ex-juiz suspeito que influenciou em uma eleição majoritária para se tornar ministro do candidato vencedor se tornar um candidato e não sofrer a devida fiscalização jornalística dos veículos de comunicação brasileiros?

O alerta é que, tal como Bolsonaro, Sergio Moro significa a negação da política e a ditadura de um judiciário parcial e tecnicamente precário. Ainda que todos os prognósticos apontem para um teto de intenção de voto, a humilhação de o país acolher um ex-juiz suspeito desta natureza em sua principal eleição é suficiente para entendermos que há alguma coisa ainda errada na sociedade brasileira.

Convidados

Luis Nassif é jornalista e blogueiro. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, escrevendo por muitos anos sobre economia naquele jornal. Nas composições que faz dos possíveis cenários econômicos, não deixa de analisar áreas correlatas que também são relevantes na economia, como o sistema de Ciência & Tecnologia.

Tem sido violentamente perseguido por setores do Judiciário em vista de suas posições independentes acerca de políticos, autoridades e colegas de profissão. A perseguição sofrida por Luis Nassif se parece muito com a perseguição sofrida pelo ex-presidente Lula, a ponto de ser também enquadrada por diversos especialistas como ‘lawfare’.

Recebeu diversos prêmios por sua atuação como jornalista, como o Esso, o Ibest e, recentemente, o Prêmio Comunique-se, sendo um dos jornalistas mais premiados do país.

Nassif também é compositor, bandolinista e pesquisador de choro.

Marcelo Auler é jornalista e escritor. Trabalhou para os principais jornais do país nas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em equipe (1992) e o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa (1993).

Trabalhou nos principais órgãos de comunicação do país, como contratado ou colaborador: Rádio Globo, O Globo, O Pasquim, Jornal Movimento, Revista Manchete (no Rio, entre 1974 e 1978); sucursal do Jornal do Brasil e Jornal de Brasília (Brasília de 1978 a 1980); Folha de S.Paulo, Jornal Informática Hoje, revistas Balanço Financeiro e Isto É (São Paulo de 1980 a 1986); Revistas Administração & Marketing, Jornal Retrato do Brasil, revista Veja, jornal O Dia, Carta Maior (site), No Mínimo (site), TV Alerj, sucursal de O Estado de S. Paulo, ACERP/TV Escola, Consultor Jurídico (site), revista CartaCapital, Jornal Lance!, Jornal do Brasil (on line). Estes, entre 1986 e 2013, no Rio de Janeiro.

É um dos jornalistas mais respeitados e premiados do país.

Coordenação

Marco Aurélio de Carvalho, advogado especializado em Direito Público e coordenador do Grupo Prerrogativas, Gabriela Araujo, advogada, professora universitária e coordenadora adjunta do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB/SP, Fabiano Silva dos Santos, advogado, professor universitário, mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gustavo Conde, linguista especializado em análise do discurso, comunicador e apresentador da “Live do Conde”.

Nota: Luis Nassif, Marcelo Auler e Cintia Alves produziram o documentário “Sergio Moro, a construção de um juiz acima da lei”, de 2021, que pode ser visto no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=tBc6AnRZfjo&t=3896s

Deixe um Comentário

comentários