Lula em quatro atos, com Clara Ant | Prerrogativas

Clara Levin Ant caminha com Lula desde muito antes de sua chegada à presidência. Suas estradas se cruzaram na década de 1970, quando ambos faziam história no movimento sindical, e se aproximaram ainda mais a partir de 1990, quando Clara passou a assessorar Lula e a atuar diretamente no PT.

À época das primeiras campanhas eleitorais para a presidência, Clara participou da organização de uma das mais importantes atividades do partido: as Caravanas da Cidadania, que permitiram a Lula ver de perto o sofrimento do povo e o descaso de grande parte das autoridades com regiões pobres de todo o Brasil.

Mas a trajetória de luta de Clara é ainda mais antiga. Filha de judeus poloneses sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, chegou ao Brasil em 1958, aos 10 anos de idade. Sua família, que havia se refugiado na Bolívia e temia continuar vivendo na instabilidade política de então, acreditava ter encontrado no Brasil de Kubitschek um cenário promissor para se estabelecer.

Em 1964, no entanto, o golpe militar levou o país ao período de maior repressão política da história nacional. Alinhada desde jovem aos movimentos de resistência, Clara fincou raízes no sindicalismo, lutando pelo resgate da democracia e pela necessidade vital de sobrevivência de trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Desde 2003, quando se tornou assessora especial do primeiro presidente da República de origem operária, Clara Ant teve acesso direto e constante a Lula e sua agenda política.

Este livro conta a história de mais de quatro décadas de luta pela democracia e pela justiça social, narrada sob a ótica de uma mulher que participou desde o auge dos movimentos sociais e do sindicalismo até a fundação do PT e da CUT, a chegada de Lula à presidência, sua prisão e sua liberdade. Quatro Décadas com Lula conta com textos de capa do escritor e jornalista Lira Neto e da professora Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

“Clara Ant passa em revista sua atuação pública, que se confunde com a história recente de nosso país. É o olhar sensível e o testemunho precioso de quem viveu os bastidores de cada um desses episódios como protagonista e aliada permanente do líder político que, ao lado de Getúlio Vargas, é sem dúvida o personagem mais fascinante da história republicana brasileira.” Lira Neto , jornalista e escritor.

“As causas populares são uma obsessão de Clara Ant. Ao lado do presidente Lula, foi muito mais do que uma assessora, atuando de corpo e alma na estruturação e implementação de políticas transformadoras, como o programa Fome Zero.” Professora Fátima Bezerra , governadora do Rio Grande do Norte.

Clara Levin Ant, 73, nascida na Bolívia, é filha de judeus poloneses, sobreviventes da 2ª Guerra Mundial.

Formada em arquitetura e urbanismo pela USP, deu aulas de Planejamento Urbano na PUC-Campinas. Foi vice-presidenta da Federação Nacional dos Arquitetos, fundadora e uma das primeiras mulheres dirigentes da Central Única dos Trabalhadores, CUT.

Participou da construção do Partido dos Trabalhadores.

Foi deputada, líder da bancada do PT na Constituinte do Estado de São Paulo (1987/88), integrou a Comissão Executiva Nacional do PT (1995/2000) e foi administradora regional da região central de São Paulo entre janeiro de 2001 e abril de 2002.

De 1991 a 2016, assessorou Lula nas campanhas eleitorais, nas Caravanas da Cidadania, nas políticas públicas como o Projeto Moradia e o Fome Zero, na Presidência da República do Brasil e na diretoria do Instituto Lula de cujo Conselho participa até hoje.

Deixe um Comentário

comentários