Lula escreve a história, com Ivana Jinkings | Podcast do Conde

Ivana Jinkings é editora. Fundou e dirige a editora Boitempo, de São Paulo, e a revista Margem Esquerda.

É filha de Maria Isa Tavares e Raimundo Jinkings, intelectual e dirigente comunista de ascendência escocesa[1][2] que criou a primeira Boitempo, em Belém, nos anos 1960.

Coordenou, com Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, a Latinoamericana: enciclopédia contemporânea da América Latina e Caribe, obra publicada pela Boitempo Editorial e que ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas[3] e o de Melhor Livro de Não-Ficção em 2007. É uma das autoras de Edward Said: trabalho intelectual e crítica social (Casa Amarela, 2005), co-autora, com João Alexandre Peschanski, de As utopias de Michael Lowy – reflexões sobre um marxista insubordinado (Boitempo, 2007) e autora de artigos em diversas publicações (como revista Margem Esquerda, jornal Brasil Agora, sites Carta Maior, Digestivo Cultural e outros).

Organizou seminários Margem Esquerda sobre a obra de pensadores como Michael Löwy e István Mészáros, organizou a vinda ao Brasil de intelectuais como Slavoj Zizek, Giorgio Agamben, Perry Anderson, Göran Therborn e Domenico Losurdo, entre muitos outros. Coordenou também o I Curso Livre Marx e Engels, em 2008, o Seminário Internacional ‘A crise vista pelos marxismos do século XXI’ (em parceria com a CPFL Cultura, em 2009) e participa da coordenação do ciclo ‘Tópicos utópicos’ (numa parceria com a Secretaria de Cultura Municipal de Fortaleza).

É membro da Alliance des éditeurs indépendants, com sede na França, e foi uma das fundadoras da Liga Brasileira de Editores (Libre).

Deixe um Comentário

comentários