LULISMO SELVAGEM, com Rogério Skylab

Rogério Skylab é cantor, compositor, violonista, letrista, poeta, ensaísta, ator, ex-apresentador de televisão, ex-bancário e produtor de discos.

Seu estilo musical único é caracterizado pelo minimalismo e pelo ecletismo, e suas letras são permeadas de mordazes alusões à cultura popular, pessimismo, escatologia, niilismo e humor ácido (ele, porém, sempre negou com veemência que suas canções possuem fins cômicos).

O crítico musical Regis Tadeu assim o definiu: “Skylab é um exemplo inteligente de como dois elementos – “baixarias” e “sacanagens” – podem funcionar e fazer pensar. Unindo um esquisito lirismo politicamente incorreto levado a graus verborrágicos extremos a um som frequentemente pesado e intenso, Skylab destila sua acidez mórbida com uma fisionomia tão insana quanto divertida.”

Skylab, no entanto, também é um dos mais agudos analistas políticos do país, tendo chamado a atenção com a série “Desentrevista” realizada em parceria com o linguista Gustavo Conde. A temporada de ‘lives’, com 14 episódios, contemplou a cena política, social e histórica brasileira no período mais dramático da ascensão do neofascismo brasileiro (2018-2019), na sequência do golpe de 2016 contra Dilma Rousseff e da prisão política do ex-presidente Lula.

Skylab montou uma biografia singular para comentar e analisar a convulsão social brasileira a partir das jornadas de 2013. Articulou autores como Deleuze, Nietzsche, Hegel, Marx, Agamben, Bruno Cava, Moysés Pinto Neto, Guiseppe Coco, Ivana Bentes, MIchel Serres, Marilena Chauí, Pierre Levy, dentro dos enquadres rigorosos acadêmicos, mas permeados pela ousadia de uma estética revolucionária – à altura do desafio de interpretar um momento histórico repleto de irracionalidades, espasmos autoritários e perplexidade.

A série ‘Desentrevista’ resultou em um livro, igualmente singular: “Lulismo Selvagem”, editado pela Kotter e publicado em 2021.

Da prisão política, o ex-presidente Lula teve acesso à série de Skylab e Conde em tempo real e manifestou profundo interesse pelas ideias ali propostas, a ponto de enviar bilhetes para Skylab.

O livro “Lulismo Selvagem” pode ser adquirido neste link:

https://kotter.com.br/loja/lulismo-selvagem-rogerio-skylab/

Deixe um Comentário

comentários