Melhor e Mais Justo: China – 1/3

As relações políticas, econômicas e culturais em torno da China sempre despertaram a curiosidade ocidental. Uma nação que, entre tantos conhecimentos milenares, carrega a arte de se reinventar.
Da invenção da pólvora à implantação de uma República Popular no início do século XX, e à recente abertura econômica, a China passou por transformações profundas na educação e na industrialização. Transformações que elevaram o país ao patamar de segunda economia mundial, e apontam para uma possível chegada ao primeiro lugar.
Com o crescimento muito acima da média mundial, os chineses despertam, ao mesmo tempo, admiração e preocupação no ocidente.
Em quase 4 décadas de relações diplomáticas, os vínculos entre Brasil e China vêm se ampliando em diversos campos, principalmente na economia.
A China é hoje nosso principal parceiro comercial.
Apesar disso, há um descompasso entre o que importamos e o que exportamos. Mesmo com grandes conquistas sociais, avançamos de maneira tímida nos processos de industrialização. Ainda somos grandes produtores e exportadores de commodities.
Até onde essa interdependência pode ser proveitosa para o país? Que lições o Brasil pode tirar dessa parceria? Ainda há espaço para conquistar outros mercados? A crise mundial pode provocar abalos na parceria sino-brasileira?
O programa Melhor e Mais Justo quer ampliar as fronteiras e debater as forças e interesses que estão em jogo.

Melhor e Mais Justo exibido em 15/03/2012
Tema: China

Deixe um Comentário

comentários