Melhor e Mais Justo: Lutas Indígenas – Defender e Preservar a História – 2/3

​19 de abril. Dia do índio.

Tempo para refletir.

Ashaninka, xavante, Baré, Kanela, Gavião, Terena, Krenak, Pataxó, Caiapó.

São alguns dos mais de 230 povos indígenas que existem hoje no Brasil, distribuídos em 698 áreas, em diferentes fases de homologação. A grande maioria, na Amazônia legal.

As terras indígenas no país representam pouco mais do que 13% do território nacional.

A obrigação do estado de fazer a demarcação dessas áreas tradicionalmente ocupadas, e conservar a diversidade cultural desses povos, é uma conquista recente, estabelecida pela constituição federal de 1988.

Mesmo com o direito à terra estabelecido por lei, em muitas regiões, ainda há sérios conflitos entre índios e madereiros, garimpeiros, grileiros, pecuaristas e até militares, principalmente nas zonas de fronteira.

A situação pode ficar ainda mais difícil para os primeiros habitantes da terra brasilis.

Voltou a ser analisada no congresso nacional, a proposta de emenda constitucional 215, do ano 2000, que, entre outros pontos, propõe a transferência da demarcação e homologação dessas terras do executivo para o legislativo.

Discutir a necessidade de garantir o direito a esses territórios, é pensar em defender o espaço para a vida digna, para a preservação da cultura, para a atualização e transmissão de tradições e conhecimentos de geração para geração. É promover justiça e cidadania.

Esse é o debate no Melhor e Mais Justo.

Melhor e Mais Justo exibido em 23/04/2015
Tema: Lutas Indígenas – Defender e Preservar a História

Deixe um Comentário

comentários