Melhor e Mais Justo: PEC 451 – Mais um atentado ao SUS – 3/3

O Sistema Único de Saúde – SUS é fruto de ampla e intensa luta social.
Um movimento que começou com a Reforma Sanitária; garantiu na constituição que a saúde fosse um direito do cidadão e um dever do estado. SUS que tem apenas 30 anos e muito para ser aprimorado.
Recentemente, esse, que é o maior sistema universal de saúde pública do planeta, sofre uma série de ataques que vem do próprio congresso nacional, quem diria!
Foram aprovadas, por deputados e senadores, medidas que reduzem os recursos financeiros para a saúde, que transferem para os parlamentares a decisão sobre o uso de parte destas verbas; e que abrem a atenção à saúde ao capital estrangeiro.
Agora, está em tramitação a PEC 451, de 2014, que obrigaria todos os empregadores brasileiros a garantirem aos seus funcionários serviços privados de assistência à saúde.
As empresas de saúde, parte da grande mídia e parlamentares comprometidos com esses setores do capital vendem a ilusão de que os planos de saúde seriam um benefício para o cidadão quando, na verdade, transformam a saúde em negócio para obter lucros, negam um direito básico e constitucional, jogando contra o sus e seu aprimoramento. Impedem, assim, que cada um e todos os brasileiros tenham acesso a cuidados qualificados de saúde, em todos os níveis.
Os atuais ataques ao SUS estão no centro do debate do Melhor e Mais Justo.

Deixe um Comentário

comentários