Melhor e Mais Justo: Sistema Financeiro

Rios de dinheiro desviados, paraísos fiscais, contas secretas, operadores, doleiros… São milhões, bilhões em movimentações, no mínimo, suspeitas todas as transações financeiras são feitas por bancos, em operações rastreáveis.

No entanto, é estranho notar que, apesar da operação lava jato, pouco se ouviu falar sobre investigações no setor financeiro.

Além disso, o mercado financeiro mostra muita força em dar cartas no jogo político. Talvez seja este o momento de quebrar também sigilos de bancos, sobretudo nas operações que eles mantiveram com pessoas, políticos, partidos, empresas e instituições envolvidas nos esquemas de corrupção hoje em investigação.

Com a aproximação da possível delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci, dizem que o setor anda em alerta.

Enquanto isso, no início do mês de junho, Michel Temer publicou uma medida provisória, a 784, que autoriza o banco central e a comissão de valores mobiliários a fecharem acordos de leniência com pessoas físicas e jurídicas que confessem ter cometido ilegalidades junto ao sistema financeiro.

O artigo 12 da MP prevê que o Banco Central poderá deixar de instaurar ou mesmo suspender processo administrativo já aberto se “o investigado assinar termo de compromisso”. Além disso, o acordo poderá ser mantido em sigilo, supostamente para evitar riscos à estabilidade do sistema financeiro do brasil.

Como aumentar a transparência do que ocorre nos bancos, no mercado financeiro e evitar que sejam o braço invisível das operações nada republicanas entre os poderes públicos e o mercado?

Essa é a conversa que começa, agora,no Melhor e Mais Justo.​[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Bloco 2

Deixe um Comentário

comentários