Museologia à brasileira, com Mário Chagas | Podcast do Conde

Mario Chagas é poeta. Tem Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-1979); Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1980); Mestrado em Memória Social pela UNIRIO (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (2003).

É um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus (lançada em 2003) e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), do Cadastro Nacional de Museus (CNM), do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Fundador da Revista Brasileira de Museus e Museologia – MUSAS e criador do Programa Editorial do IBRAM, Chagas atualmente é diretor do Museu da República do Instituto Brasileiro de Museus, presidente do Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), professor colaborador do Programa em Pós-graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor visitante do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

Tem experiência nacional e internacional no campo da museologia e da museografia, com ênfase na museologia social, nos museus sociais e comunitários, na educação museal e nas práticas sociais de memória, política cultural e patrimônio.

Deixe um Comentário

comentários