Museu da Lava Jato | Prerrogativas

Museu sobre escândalos da Lava Jato será aberto ao público na segunda-feira

Na próxima segunda-feira (1) a partir do meio-dia estará aberto ao público o Museu da Lava Jato (MLJ). Inúmeros processos da base de dados da operação organizada pela Força-Tarefa de Curitiba, clipping das notícias dos principais veículos de comunicação do País, uma linha do tempo com toda a história da Vigília Lula Livre e um centro de estudos sobre a LawFare no Brasil são alguns dos destaques que estarão disponíveis por intermédio do endereço www.museudalavajato.com.br

O presidente do Conselho Curador do MLJ, o professor e advogado Wilson Ramos Filho, o Xixo, idealizador do projeto, explica que o museu está sustentado em três pilares. “O Centro de Documentação da Lava Jato reunirá um acervo imenso sobre a operação e seus desdobramentos, do acervo jurídico ao jornalístico. Já o Memorial da Vigília Lula Livre resgatará o que militantes fizeram ao longo de 580 dias em apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula. Já o Núcleo de Estudos da LawFare do Brasil terá como papel fundamental estimular a produção científica sobre o tema. Nosso objetivo é simples: lembrar para não repetir”, apontou.

Ramos Filho explica ainda que o espaço virtual do MLJ será dinâmico. Novos conteúdos serão adicionados nos setores do Centro de Documentação da Lava Jato e também no Memorial da Vigília Lula Livre. Já o Núcleo de Estudos, por sua vez, promoverá eventos e debates acadêmicos sobre o tema. “Queremos manter essa memória viva e também estimular a produção acadêmica”, completa. De acordo com ele lançamento de livros e outros produtos culturais e científicos vão compor a programação do museu.

Estrutura – No centro de documentação o visitante terá acesso a um banco de dados com uma ampla gama de documentos. Nesta primeira etapa, no lançamento do museu, estarão disponíveis 45 processos, sendo 31 deles completos. Isso significa que a documentação reunirá desde a denúncia apresenta até a sentença dos casos. “Os processos envolvendo o ex-presidente Lula terão uma seção própria, com ações penais, habeas corpus e outros procedimentos jurídicos”, detalha um dos coordenadores do centro de documentação do MLJ, Diogo Silva.

O acesso ao centro de documentação será gratuito, assim como todos os outros setores do museu, e também reunirá uma base de dados sobre a cobertura da chamada grande mídia sobre as fases da operação. São notícias publicadas entre 17 de março de 2014 e 03 de fevereiro de 2021. Para isso um sistema foi desenvolvido especificamente para cada um veículos. A expectativa, segundo Siva, é que em pouco tempo estejam disponíveis os acervos completos de Estadão, Folha de São Paulo, G1, El País e The Intercept Brasil. A plataforma também foi projetada para ser intuitiva e de fácil acesso para pesquisa o centro de documentação será uma importante base de dados para pesquisadores de todo o Brasil.

O MLJ está disponível no endereço www.museudalavajato.com.br a partir do meio-dia da próxima segunda-feira (1) . Lembrar para não repetir.

Deixe um Comentário

comentários