NATAL COM CATADORES: Lula participa de natal com os catadores

Mantendo uma tradição que já dura 18 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira (22), do Natal dos Catadores. O evento, organizado anualmente pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, será realizado na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Osasco, no centro da capital paulista.

Como presidente ou ex-presidente, Lula participa da comemoração de fim de ano dos trabalhadores da catação de materiais recicláveis desde 2003. Em apenas três ocasiões, não esteve em pessoa ao lado das catadoras e catadores. Ainda assim, sempre se fez presente em palavras.

Em 2011, quando se tratava de um câncer na laringe, Lula enviou uma mensagem pela presidenta Dilma Rousseff, que esteve com os catadores. No dia seguinte, Dilma levou ao ex-presidente um presente de Natal produzido pelos trabalhadores da reciclagem.

No Natal de 2018, quando estava preso em Curitiba, enviou uma carta aos catadores, na qual afirma que, como presidente, faz questão de estar todos os anos no evento para lembrar que um governo “deve cuidar de todos, mas ter um olhar especial para quem precisa mais, para o trabalhador”.

Em um trecho da carta, ele registra um momento especial: “Eu nunca vou esquecer minha emoção com o depoimento de uma companheira catadora, no último ano do meu segundo mandato, que disse que o mais importante que eu fiz para ela foi ela ter orgulho da profissão dela, de andar de cabeça erguida, de ter dignidade. Era para isso que eu queria ser presidente: para matar a fome do povo, dar oportunidade, dignidade e autoestima.”

Em 2020, com o evento em formato virtual por conta da pandemia, Lula gravou sua participação em vídeo. Nele, o ex-presidente lamenta que o Brasil esteja enfrentando dois vírus, o da Covid-19 e o da estupidez, mas deixa uma mensagem de esperança, que ainda segue válida. “Tenham certeza que esse mal também irá passar e voltaremos a ter a solidariedade, não o egoísmo, a felicidade, não a tristeza, a inteligência, não a grosseria, a esperança, não o medo, guiando os destinos do nosso país”, disse Lula no Natal de 2020.

O Natal dos Catadores 2021 está marcado para as 14h da quarta-feira.

Natal dos Catadores
Dia:22/12/2021
Hora: 14:00
Local: Quadra do Sindicato dos Bancários. R. Tabatinguera, 192
Cadastramento de imprensa até 10:00 do dia 22/12

Deixe um Comentário

comentários