Nazismo e neonazismo, com Claudia Dadico, Paulo Melo e Leticia Oliveira | Podcast do Conde

Os três pesquisadores e professores falam sobre o ódio como conceito “guarda-chuva” das várias intolerâncias, o significado do termo nos Tratados Internacionais e na legislação brasileira, as relações entre ódio, nazismo, neonazismo e extremismo de direita – discursos de ódio mais frequentemente utilizados pelo universo nazista – antissemitismo, masculinismo, racismo, homofobia, desumanização, incitação à violência, apologia a líderes, negacionismo do Holocausto e de outros genocídios.

Tratar-se-á de como a legislação criminal brasileira enquadra essas manifestações. Distinção entre um crime de discriminação e um crime de ódio e também as novas roupagens do neonazismo, como ele se manifesta hoje em dia, como os jovens são cooptados pelos games, como os núcleos e células se organizam online e como esses grupos estão partindo para encontros presenciais.

Claudia Maria Dadico, Doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, juiza federal, Conselheira da AJD – Associação Juízes para a Democracia, membra da ABJD, autora do livro “Crimes de ódio -diálogos entre a Filosofia Política e o Direito”.

Letícia Oliveira, editora do El Coyote. Monitora grupos de extrema-direita na internet desde 2012.

Paulo Melo. Historiador e professor.

Deixe um Comentário

comentários