Nunca nos esqueceremos, com João Pedro Stédile | MST & TVT

João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, chama a atenção para o início da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária que acontece neste mês de abril.

Lutamos porque a terra deve ser, de fato, um direito de todas e todos, como prevê nossa Constituição Federal. A alimentação saudável, livre de agrotóxicos, e vinda da agroecologia também deve ser uma realidade no prato das e dos brasileiros.

Neste Abril de Lutas relembramos e homenageamos nossos companheiros e companheiras que foram assassinados em Eldorado dos Carajás, no Pará, na luta pela terra.

O dia 17 de abril marca o episódio que ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Eldorado do Carajás que assassinou 21 Sem Terras em 1996 e, por essa razão e devido a comoção internacional sobre esse episódio da história, o dia 17 de abril foi instituído como marco nacional e mundial da luta camponesa em defesa da Reforma Agrária.

Na ocasião, além das mortes, a Polícia Militar do Estado do Pará mutilou outros 69 homens e mulheres que estavam em marcha na Rodovia PA-150, hoje Rodovia BR-155, enquanto reivindicavam a desapropriação da fazenda Macaxeira e implementação de uma vasta pauta de Reforma Agrária na região sul e sudeste do Pará. E até hoje, sobreviventes do massacre lutam por justiça e contra a impunidade.

Com o lema “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente”, o MST realizará ações em todo o país. Estão previstas atividades de solidariedade, doação de alimentos, plantio de árvores e a denúncia contra o modelo de produção do agronegócio.

Deixe um Comentário

comentários