O caso Mamãe Falei: deputado pode ser cassado

Monica Seixas é mãe, jornalista, feminista negra e ativista socioambiental. Cofundadora do coletivo Itu vai parar e ex-líder RAPS, foi candidata a prefeita pelo PSOL em Itu, onde liderou a mobilização contra o desabastecimento d’água que durou quase um ano.

Nas eleições de 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, utilizando o nome na urna e o nome parlamentar Monica da Bancada Ativista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi a primeira vez que uma candidatura coletiva foi eleita no estado de São Paulo. Obteve 149.844 votos totalizados 0,72% dos votos válidos.

Monica foi eleita na plataforma de candidatura coletiva impulsionada pela Bancada Ativista, que é um movimento político que busca eleger ativistas. A candidatura coletiva foi formada por nove ativistas políticos de diversas áreas: Monica Seixas, jornalista e ativista socioambiental; Anne Rammi, ciclista e ativista de causas ligadas à maternidade; Chirley Pankará, indígena e pedagoga; Claudia Visoni, jornalista, ambientalista e agricultora urbana; Erika Hilton, transexual, negra e ativista de direitos humanos; Fernando Ferrari, militante da juventude periférica e da participação popular no orçamento público; Jesus dos Santos, militante da cultura, da comunicação e do movimento negro; Paula Aparecida, professora da rede pública, feminista e ativista pelos direitos dos animais; e Raquel Marques, sanitarista, ativista pela equidade de gênero e do parto humanizado. Após a eleição, o mandato passou a se chamar Mandata Ativista

Marina Helou é deputada estadual em São Paulo pela Rede Sustentabilidade. É mulher, paulistana, tem 31 anos e, desde o ano passado, é mãe do Martin. Estudou na escola Waldorf Rudolf Steiner, formou-se em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University.

É Jovem Raps 2015, Lider Raps 2016 e Líder Pública Raps/Lemann. É uma das lideranças apoiadas pelo movimento RenovaBR. Atuou na Bancada Ativista e no Movimento Acredito e em 2017 coordenou a coalizão Nova Democracia. Foi eleita deputada nas eleições de 2018 com quase 40 mil votos. Em 2018, ajudou a fundar o movimento Vote Nelas, que trabalhará para eleger mais mulheres para o Legislativo em todo o país. Trabalhou oito anos na Natura, com foco no desenvolvimento humano. Criou a área de diversidade e fundou a Rede Empresarial de Inclusão Social.

Patrícia Bezerra é psicóloga e formada em violência doméstica e desigualdade de gênero, com experiência em elaboração e gestão de projetos sociais. Foi vereadora de São Paulo por dois mandatos e secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania da capital.

Seu histórico de militância social tem início antes de seu ingresso na vida pública. Há 19 anos Patrícia atua em comunidades de base e nas periferias paulistanas por meio de serviço voluntário para enfrentamento à violência, ampliação do acesso a educação e geração de emprego e renda em comunidades na zona leste de São Paulo.

Patricia Bezerra é deputada estadual pelo PSDB em São Paulo. Trabalha pela saúde da mulher, defesa dos direitos humanos, empreendedorismo social e pela proteção da infância e adolescência É autora da lei do Parto Humanizado no SUS, que garante o direito à anestesia no parto natural e métodos naturais para alívio da dor.

Ela também criou a lei da Amamentação Livre, que garante o aleitamento em estabelecimentos privados e públicos sem constrangimentos à gestante e ao bebê. Patricia criou o Fórum de

Proteção à Criança e ao Adolescente no munic��pio de São Paulo, que já capacitou mais de 5 mil pais e educadores na temática.

Patricia Bezerra foi relatora da CPI que investigou a exploração sexual infantil em São Paulo, cujo relatório foi apontado como exemplo para a América Latina pela relatora da Organização dos Estados Americanos (OEA). Foi presidente da CPI que investigou os planos de saúde de São Paulo e autora de leis premiadas com nota máxima pelo Programa Cidades Sustentáveis, que avalia a produção legislativa de parlamentares com base no impacto das medidas para a vida dos cidadãos.

Deixe um Comentário

comentários