O drama dos refugiados no Brasil, com João Amorim | Podcast do Conde

João Amorim é Livre-Docente em Direito Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade do São Paulo (USP). Pós-Doutorado em Direito Internacional e Relações Internacionais, no Instituto de Relações Internacionais da USP. Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (CAPES 6). Mestre em Direito Internacional, pela Faculdade de Direito da USP (CAPES 6). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1999).

Professor Adjunto de Direito Internacional, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Melo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na UNIFESP.

Foi Coordenador Científico da Cátedra José Bonifácio (CIBA/USP). Coordenador de Projetos e Coordenador regional, em São Paulo, das atividades da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Coordenador de Programas e Projetos Internacionais, junto à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da UNIFESP (2013/2014-2015/2017). Coordenador institucional do Programa PAEC-OEA-GCUB (2013/2017). Foi Coordenador do curso de pós-graduação em Direito Internacional, da Escola Paulista de Direito – EPD, e professor de Direito Internacional e Direito Ambiental do curso de graduação em relações internacionais da Universidade Anhembi-Morumbi (2008/2012), do curso de graduação em Direito da Universidade São Judas Tadeu (2010/2013), e dos cursos de pós-graduação do Instituto de Direito Sanitário – IDISA (2005/2013), da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2006/2012) e da Escola Paulista de Direito – EPD (2005/2013).

Foi professor dos cursos de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público da União (2010/2011) e do Instituto Nacional de Pós-Graduação ? INPG (2007/2012). É ex-aluno da Academia de Direito Internacional da Haia (Holanda) e graduado do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa, da National Defense University (Washington/EUA).

Tem experiência na área do Direito e das Relações Internacionais, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito internacional do meio ambiente, direitos humanos, refugiados, segurança internacional, países em desenvolvimento, biossegurança, regimes jurídicos internacionais, políticas públicas, água doce e recursos hídricos, preservação e conservação ambiental.

Foi observador junto à XI Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), junto à oitava reunião da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e junto ao terceiro encontro das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança.

É colaborador de diversos organismos internacionais, além de organizações não governamentais, ligadas às áreas ambiental e de direitos humanos. Além de professor e pesquisador dos temas mencionados acima, exerceu a advocacia em assuntos ligados ao meio ambiente e à proteção da pessoa humana, inclusive com atuação em causas internacionais (1999 a 2013). Advogado do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR, em convênio com a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (2008/2010).

Pesquisador do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável dos Aqüíferos Guarani e Serra Geral – REDE GUARANI/SERRA GERAL -, da UFSC (2008/2010).

Deixe um Comentário

comentários