O erro de Putin com Igor Fuser

O conflito na Ucrânia se aprofunda e novos cenários começam a ser desenhados por analistas internacionais. Na escalada da guerra, chama a atenção a crescente influência da Rússia no mercado ocidental que, agora, perde-se em meio a sanções e ao ímpeto belicoso de uma nação acuada pelas ameaças da Otan.

Putin tinha escolha? Qual era essa escolha?

Igor Fuser é professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e dos cursos de Pós-Graduação em Energia e em Economia Política Mundial, ambos também da UFABC.

Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2011). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) (2005). Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (1982).

Reuter Fellow pelo Green College, University of Oxford (1993).

Integrante do Grupo de Estudos sobre o Mundo em Transformação (GEMUT), da UFABC.

Autor dos livros “Bolívia – Nossa América Nuestra” (Fundação Perseu Abramo, 2017), “As Razões da Bolívia” (Editora UFABC, 2016), “Energia e Relações Internacionais” (Saraiva, 2013), “Petróleo e Poder – O Envolvimento Militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico” (Ed.Unesp, 2008), “Geopolítica – O Mundo em Conflito” (Ed.Salesiana, 2006), “A Arte da Reportagem” (org. Ed.Scritta, 1996) e “México em Transe” (Ed.Scritta, 1995).

Exerceu o cargo de editor internacional na Folha de S.Paulo, Veja e Época, entre outras publicações.

Colaborador e membro do Conselho Editorial do jornal Le Monde Diplomatique Brasil.

Integrante do projeto Jornalistas pela Democracia e do corpo docente da Escola Latino-Americana de História e Política (ELAHP), um projeto não-remunerado e sem fins lucrativos.

Deixe um Comentário

comentários