O Estado de Direitos, sem crime e sem castigo, com Kakay | Podcast do Conde

Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, é um advogado criminalista. Defendeu dois presidentes da República (José Sarney e Itamar Franco), um vice (Marco Maciel), cinco presidentes de partido (simultaneamente), quarenta governadores (em períodos diversos), dezenas de parlamentares (pelo menos quinze senadores) e mais de 20 ministros no governo de Fernando Henrique Cardoso; três, no de Luiz Inácio Lula da Silva; dois, no de Dilma Rousseff). Também já defendeu grandes empreiteiras (Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS), bancos (Sofisa, BMG, BMC, Pine), banqueiros (Daniel Dantas, Salvatore Cacciola, Joseph Safra) e empresários de renome internacional ou provincianos, “todos num momento ou outro enrolados com a Justiça”.

Participantes

Ana Bock é psicóloga, possui graduação em Psicologia (1975), mestrado (1991) e doutorado (1997)em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora. Particpa de comissões editoriais de várias revistas na área de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Coordena grupo de pesquisa: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane -Psicologia e Compromisso Social.

Marcos Ferreira é mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1984) e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).
Foi professor, por dezesseis anos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou nesse período no ensino de psicologia organizacional, ética profissional, história e epistemologia da Psicologia, Psicologia do Trabalho e Psicologia Ambiental. O tema em que orientou maior número de dissertações de mestrado foi o do sentido humano do trabalho. Participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latinoamericana de Psicologia.

Luís Galeão é professor de psicologia social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Crítica da Sociedade, Movimentos Sociais, Reconhecimento, Atuação do Psicólogo(a) na Comunidade, Políticas Públicas , Diversidade, Intolerância Conflitos e Economia Solidária. É docente no curso de graduação em psicologia e Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Orientador de dissertações de mestrado, iniciação científica e pré-iniciação cientifica. Participa do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi professor da Universidade Paulista e professor da Fundação Getulio Vargas – SP. Participou do Observatório de Recursos Públicos em Área de Mananciais, iniciativa da FGV-SP, do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP) e Sociedade Santos Martires. Desenvolve pesquisa sobre autores contemporâneos da filosofia sobre Reconhecimento e Teoria Crítica da Sociedade. Desenvolve também discussões sobre pesquisas empíricas de matriz crítica em comunidades urbanas periféricas e rurais.

Brisa Campos é psicóloga, doutoranda e bolsista CAPES na Universidade de São Paulo pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pelo Programa Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Membro do Núcleo de Estudos para prevenção da AIDS (NEPAIS) e do Laboratório de Estudos em Crítica Social, Direitos Humanos e Intersubjetividades (INCIDIR), da Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).Dedica-se as áreas de intersubjetividade da desigualdade social, direitos humanos e sexualidade. Professora universitária e psicóloga clínica.

Deixe um Comentário

comentários