O negro e a independência, com Silvio Almeida | Prerrogativas

Silvio Almeida é advogado, filósofo e professor universitário. É considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros, sendo também reconhecido como um dos grandes especialistas do Brasil acerca da questão racial. É autor dos livros “Racismo Estrutural ” (Polén, 2019),”Sartre: Direito e Política” (Boitempo, 2016) e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência” (Alfa-Ômega, 2006). Também preside o Instituto Luiz Gama.

Paulistano, Silvio Almeida é filho do casal Verônica e Lourival. O pai foi ex-goleiro de futebol, tendo ficado conhecido como Barbosinha em sua carreira e por sua atuação no Sport Club Corinthians Paulista.

Silvio Almeida é advogado e atualmente é Presidente do Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica da minorias e de causas populares.

No campo acadêmico, formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995-1999) e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004-2011). É mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo.

Em suas obras, trabalha com conceitos de autores como Sartre e György Lukács. Em seus textos, trata de questões como direito, política, filosofia, economia política e relações raciais.

De 2005 a 2019 foi professor de Filosofia do Direito e Introdução do Estudo do Direito na Universidade São Judas Tadeu.

Atualmente, ocupa o cargo de professor da graduação em Direito e da pós-graduação stricto sensu em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie; professor da Escola de Administração de Empresas e da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, ambas em São Paulo.

No ano de 2020 foi professor visitante na Universidade Duke, nos Estados Unidos da América. Em Duke, lecionou nos cursos “Raça e Direito na América Latina” e “Black Lives Matter: Brasil e Estados Unidos”, este último em parceria com o professor John D. French.

Em 2022, foi selecionado como professor visitante da cadeira Edward Larocque Tinker da Universidade de Columbia na cidade de Nova Iorque, destinada a intelectuais de prestígio da América Latina. Esta mesma vaga foi ocupada em anos anteriores por intelectuais como o economista Raul Prebisch, o geógrafo Milton Santos, o jornalista Elio Gaspari, o jurista Roberto Gargarella e a historiadora Lília Schwarcz, dentre outros. Em Columbia, ministrou o curso “Raça, Direito e Cultura na América Latina”.

Em 22 de junho de 2020, foi entrevistado no Roda Viva, na TV Cultura.A participação de Silvio Almeida no programa inspirou um “clube do livro” nas redes sociais.

Desde 2020 é colunista de política do jornal Folha de São Paulo.

Deixe um Comentário

comentários