O samba da virada democrática, com Thobias da Vai-Vai

Thobias da Vai-Vai é cantor, ator, radialista e ex-dirigente do carnaval brasileiro. Tornou-se célebre por ter sido intérprete oficial, e posteriormente presidente da escola de samba paulistana Vai-Vai. Já foi considerado um dos maiores intérpretes de samba-enredo do Brasil de todos os tempos.

Thobias entrou para o mundo do samba através da Gaviões da Fiel, quando esta ainda participava do carnaval apenas como uma ala da Vai-Vai, até que entrou definitivamente para esta escola, tornando-se seu puxador (intérprete). lançou seu primeiro disco em 1986, e o segundo em 1989. Entre este e o terceiro LP, lançado em 1993, alterou a grafia de seu nome artístico de “Tobias” para “Thobias”. a Vai Vai obteve oito dos seus treze títulos sob a interpretação de Thobias; além de um deles, conquistado sob sua presidência, no segundo ano de mandato, totalizando nove títulos, no entanto, em 1994, Thobias para se dedicar à carreira solo, passou o posto para Agnaldo Amaral.

Em 2006, com a renúncia do então presidente, o polêmico Sólon Tadeu Pereira, Thobias foi convidado à presidência da escola, sendo eleito pelo conselho interno. Ainda neste ano, participou do seriado da Rede Globo “Antônia”, e também do filme “O Cheiro do Ralo”. Consagrou no desfile de 2007 o bordão “Sob nova direção”, como marca de sua gestão. em 2010, após o carnaval, deixou a presidência da Vai-Vai. e depois de 12 anos, volta a ser intérprete da Vai-Vai, dessa vez dividindo o microfone com o novato Márcio Alexandre.

Como radialista, realizou programas nas rádios FM Imprensa, Brasil 2000 e América. é também um dos fundadores da Afrobrás – Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural, a mantenedora da UniPalmares – Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, da qual é presidente de honra.

Deixe um Comentário

comentários