Petista aposta em mais creches e Saúde da Família para virar eleição em Recife

Fonte: Rede Brasil Atual

São Paulo – Ex-prefeito da capital pernambucana por dois mandatos, João Paulo (PT) aposta na universalização do programa Saúde da Família e do acesso a creches para tenta retornar ao cargo neste segundo turno, enfrentando o atual prefeito, Geraldo Júlio (PSB). Em pesquisa do Ibope divulgada terça-feira (25), Geraldo Júlio tem 54% das intenções de voto, e João Paulo, 36%.

Recife tem 56,13% de cobertura da população por equipes de Saúde da Família, de acordo com dados de agosto do Ministério da Saúde. Esse percentual é menor que o de Pernambuco (77,10%), do Nordeste (79,81%) e do Brasil (63,41%).

“Quando assumi nós só tínhamos em torno de 4% de cobertura. Saímos de 32 para 250 equipes de Saúde da Família”, destaca o ex-prefeito petista, que assumiu o Executivo recifense em 2001.

Já o atual prefeito destacou como a requalificadas de mais de 100 unidades de saúde e a articulação com novos equipamentos, como o Hospital da Mulher e as UPAS-Especialidades. Geraldo Júlio também se comprometeu com a ampliação das equipes de Saúde da Família, além de iniciativas de prevenção de doenças como a dengue.

Júlio também destacou a saúde financeira da prefeitura como um dos legados do seu primeiro mandato, e também citou a criação Controladoria-Geral do Município para fiscalizar a qualidade do gasto público. “Vamos prosseguir nesse trabalho, atuando para ampliar duas fontes de receitas que estamos em busca desde o início da atual gestão: recursos federais e operações de crédito”, defende o prefeito.

João Paulo reconhece as dificuldades da atual conjuntura nacional, mas também destacou a “boa arrecadação” municipal, lembrou que assumiu, em 2001, em situação financeira mais precária com menor arrecadação. “Não deixamos de reconhecer a crise, mas temos um problema muito grave de gestão e prioridades.”

Os candidatos também divergem quanto a questão do Cais Estelita e o Projeto Novo Recife que abriram debate sobre a verticalização da cidade e o adensamento populacional por meio de arranha-céus voltados a uma classe com alto poder aquisitivo.

João Paulo tenta demonstrar convergências com o movimento Ocupe Estelita, que resistiu à proposta de entrega do espaço à iniciativa privada. “Nós queremos reabrir a discussão na cidade, saber o que tem de questionamento de irregularidades do projeto e, se não houver entendimento em função dessa nova convivência na cidade, meu compromisso é, assim que a prefeitura tiver condições – porque eu não sei em que condições está a prefeitura – é desapropriar a área e discutir com a cidade a utilização dela.”

O atual prefeito, por outro lado, defendeu o plano da sua gestão para a área e afirmou que “opiniões diversas são naturais e positivas, mas aquelas mais radicais não representam o pensamento da maioria da sociedade”.

Sobre o déficit habitacional de cerca de 60 mil residências e obras de moradia popular paralisadas, Geraldo Júlio responsabilizou a gestão anterior que removia as pessoas para “residências sem instalações e equipamentos que permitissem o uso adequado”, segundo ele, que afirmou que os contratos foram aprimorados.

O candidato petista diz que vai priorizar a retomada das obras paradas, garantindo prioridade para famílias que vivem em alto risco nos morros, em áreas de conflito pela posse da terra, e as que ainda moram empalafitas, retomando o programa Recife sem Palafitas. João Paulo também se comprometeu em buscar parcerias com os governos estadual e federal.

Deixe um Comentário

comentários