Podcast do Conde | Ascensão do circuito inferior, com Marcio Pochmann

O processo de urbanização no Brasil, que vinha sendo acompanhado pela passagem dos espaços geográficos dos circuitos econômicos do inferior para o superior, foi interrompido a partir dos anos 1990. De acordo com os estudos seminais de Milton Santos (O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos, 1978), os circuitos econômicos revelariam a dinâmica diferenciada da produção e circulação sobre o território nacional.

A partir dos anos 1880, com a dominância do modo de produção e distribuição capitalista no Brasil, a escravidão foi interrompida, dando lugar ao regime de trabalho assalariado. Sua trajetória foi crescente, avançando continuamente sobre as relações de produção não tipicamente capitalistas até então vigentes.

Um século depois, quando o país ingressou de forma passiva e subordinada na globalização durante a última década do século 20, o regime de trabalho assalariado típico das atividades capitalistas (circuito superior) passou a retroceder significativamente no país. (Marcio Pochmann)

https://terapiapolitica.com.br/ascensao-do-circuito-inferior/

Deixe um Comentário

comentários