Portinari e os Direitos Humanos

Convidamos a todos e todas para nosso 51º Encontro Aberto, promovido pelos Estados Gerais da Cultura, um encontro com João Candido Portinari, para falarmos sobre a obra e o legado de seu pai, o genial artista plástico Candido Portinari.

Cândido Portinari foi pintor, gravador, ilustrador e professor. Nascido em Brodowski/SP, foi dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro, reconhecido internacionalmente. Mudando suas técnicas ao longo do tempo, Portinari nunca perdeu o foco no povo brasileiro, suas mazelas sociais e na questão dos direitos humanos.

O filho, João Candido Portinari, trabalha há décadas na catalogação do acervo de Portinari. Graças ao levantamento minucioso feito por ele, foi possível catalogar mais de cinco mil pinturas e 30 mil documentos. João Candido possui Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA) e está a frente do Projeto Portinari, que desde 1979 dedica-se à democratização da vida e obra de seu pai.

Durante o debate, a artista plástica Ester Fabiana Sterenberg pintará uma tela em tempo real e o violeiro Julio Santin fará a apresentação musical. Complementando o encontro, contaremos com a presença usual do cineasta Silvio Tendler, do poeta e ator Eduardo Tornaghi e da mediadora Janine Malanski.

Nos ajudem a divulgar o evento e nos vemos neste domingo, às 17h, nos Estados Gerais da Cultura!

🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Fortaleça a TVT. Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

Deixe um Comentário

comentários