Povos do campo dizem como querem o Brasil em 2023 | Megafone

O Megafone desta semana apresenta reportagens da @mongabaybrasil e @deolhonosruralistas:

00:00 – Povos do campo dizem como querem o Brasil em 2023

Iniciamos a nova temporada do programa De Olho na Resistência esquentando os tambores para 2023! Da luta pelo território à comida de verdade, neste episódio vamos saber quais são as expectativas dos povos do campo para o próximo ano e para o governo Lula.

09:48 – Grande exportadora de óleo de palma acusada de grilagem de terras em cemitérios quilombolas

A Agropalma, única empresa brasileira com a certificação internacional de sustentabilidade RSPO, é alvo de uma ampla gama de denúncias de grilagem de terras no Pará. As denúncias, que revelam que mais da metade dos 107 mil hectares registrados pela Agropalma foram originados de títulos de terra fraudulentos e contou até mesmo com a criação de um cartório fictício, estão no centro de uma batalha legal liderada por promotores de Justiça e defensores públicos.

As comunidades quilombolas afirmam que parte da área ocupada pela Agropalma se sobrepõe a suas terras ancestrais, incluindo dois cemitérios visitados pela Mongabay. Em um deles, os moradores afirmam que apenas um quarto do cemitério permanece e que a empresa plantou palmeiras em cima dos túmulos, o que a empresa nega.

Há também outros interesses financeiros nas terras em litígio, como os requerimentos da empresa para mineração de bauxita e a venda de créditos de carbono, o que pesquisadores afirmam que intensifica ainda mais os conflitos fundiários.

26:23 – Bastidores: Investigação revela denúncias de grilagem de terras contra exportadora de óleo de palma

Veja os bastidores do trabalho de Karla Mendes, editora e repórter investigativa da Mongabay no Brasil, ao investigar a Agropalma, única empresa brasileira com a certificação internacional de sustentabilidade RSPO, e alvo de denúncias de fraude e grilagem de terras no Pará.

#Megafone
#PovosDoCampo
#GovernoLula
#Quilombolas

🔴 👍🏽 Acesse e inscreva-se no Cortes TVT: https://bit.ly/cortestvt
👍🏽 Curta o vídeo e ajude a Rede TVT compartilhando com os amigos!
🔔Inscreva-se no canal da Rede TVT: www.youtube.com/redetvt
⚠️ Apoie a TVT a levar o sinal para todo o Brasil com o novo app de streaming: Acesse https://www.catarse.me/tvt ou pelo QRCode do vídeo.

Deixe um Comentário

comentários