Quando o Brasil tinha governo, com Miriam Belchior | Podcast do Conde

Miriam Belchior é ex-ministra do Planejamento do Governo Dilma. Foi Presidenta da Caixa Econômica Federal (2015) e Coordenadora Geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – 2010).

Graduou-se em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado em Administração Pública e Governamental da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora, até 2008, e teve assento no conselho de administração da Eletrobras.

Secretária de Administração e Modernização Administrativa da Prefeitura de Santo André de 1997 a 2000. Coordenou o Programa de Modernização Administrativa, selecionado como uma das 100 melhores práticas públicas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. Secretária de Inclusão Social e Habitação da Prefeitura de Santo André, de 2001 a 2002. Coordenou o Programa Santo André Mais Igual, selecionado como uma das 10 melhores práticas públicas do mundo pela ONU, em 2002.

Integrou a equipe de transição do governo Lula em 2002. Entrou para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva como assessora especial do Presidente da República, exercendo o cargo de janeiro de 2003 a junho de 2004.

A partir de julho de 2004, foi nomeada para o recém-criado cargo de subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, pelo qual permaneceria até o fim do governo Lula. Belchior foi responsável por articular a ação de governo e monitorar os projetos estratégicos.

Em 2007 ocupou a secretaria executiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A partir de abril de 2010, com a saída da então ministra Dilma Rousseff do governo, tornou-se Coordenadora Geral do PAC.

Em 24 de novembro foi confirmada para o cargo de ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, sucessora de Paulo Bernardo.

Em 23 de fevereiro de 2015 assumiu a presidência da Caixa Econômica Federal, substituindo Jorge Fontes Hereda.

Deixe um Comentário

comentários