Reforma rasga Constituição e mira até direito adquirido

A Pec da reforma pode seguir a caminhada letal do fim das garantias trabalhistas impostas pelo Governo Temer. Como numa luta de boxe desigual, a primeira acuou o trabalhador nas cordas, a segunda pode desfechar um potente golpe e levar assalariado à lona.

Aposentados e pensionistas podem ser afetados com a reforma da previdência

A reforma da previdência pode decretar o fim do direito adquirido. Além do trabalhador que está ingressando no mercado de trabalho, os pensionistas e os aposentado podem ser afetados pela medida.

Enquanto o governo planeja realizar a votação da reforma da previdência no início de abril, sobram dúvidas entre a população.

No Rio de Janeiro, um debate na Câmara dos Vereadores abordou alguns dos problemas da proposta.

Economia será prejudicada com reforma da previdência

“A reforma dificulta muito acesso à aposentadoria. Vai excluir milhões de pessoa, pois está aumentando a idade mínima para aposentadoria e está aumentando o tempo mínimo para contribuição. Além disso, a reforma reduz o valor médio que as pessoas vão receber depois de se aposentar. A redução desses valores vai fazer com que nossa economia perca dinamismo. Esse dinheiro vai deixar de circular, e essas pessoas em geral recebe muito pouco e gastam tudo o que recebe”, disse o supervisor técnico do Dieesse, Paulo Jader.

Reforma da previdência afeta trabalhadores ativos e inativos e pensionistas

“Tem muita gente pensando “está essa proposta não me atinge porque eu já estou aposentado, já tenho direito adquirido”. Não, acabou o direito adquirido, acabou o direito a um valor fixo de benefício. Acabou direito a fixação de regras de concessão, de idade mínima de contribuição. Tudo vai pelos ares”, explicou o conselheiro administrativo da PREVI/RJ, Ulysses Silva.

Reforma não garante “direitos adquirido”

A proposta de mudança da previdência altera também a responsabilização do Estado e passa para instituições privadas, o que dificulta ainda mais a que os trabalhadores tenham acesso a direitos garantidos.

#RedeTVT
#SeuJornal
#Reformas

Deixe um Comentário

comentários