TVT na História: Paulo Freire

A TVT estréia hoje um novo programa para web: TVT na História! O programa vai mostrar fatos e personalidades históricas a partir dos arquivos da emissora e de domínio público. Com isso, procuramos manter viva a história do país, que hoje custa a se manter longe do obscurantismo dos dias atuais.

Neste primeiro episódio, mostramos a vida do mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido: Paulo Freire.

Paulo Freire foi responsável por um método pedagógico que não só contemplasse o ensino em si, mas que também levasse à conscientização política do povo, em nome da emancipação social, cultural e política das classes sociais excluídas e oprimidas. Essa metodologia, portanto, passou a sofrer perseguição durante a Ditadura Militar de 1964 e nunca mais parou.

Recentemente, um projeto de lei (Lei 12612), que hoje já recebe amplo apoio no Senado Federal, propõe a exclusão do título de Patrono da Educação Brasileira, conferido a Paulo Freire em 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. A proposta de destituição de Freire como Patrono da Educação parte da justificativa de que seu método de ensino é falho e contém orientação marxista, porém, autoridades em educação de diversos países reconhecem a importância de Freire, sendo o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas, segundo levantamento feito através do Google Scholar – ferramenta de pesquisa para literatura acadêmica – por Elliot Green, professor associado da London School of Economics.

Deixe um Comentário

comentários