SOCIALISMO EM VERTIGEM, com Alysson Mascaro, Juliana Magalhães e Afrânio Jardim

Qual foi a real experiência do socialismo no século 20? Quais as lições que ficam? Qual o rumo que o aguarda para o momento presente e futuro?

Essas e outras questões serão debatidas pelos eminentes juristas Alysson Mascaro, Juliana Magalhães e Afrânio Silva Jardim.

Convidados

Alysson Mascaro é jurista e filósofo do direito marxista brasileiro. Atua nos seguintes temas: Filosofia e Teoria Geral do Direito, Marxismo, Estado e Política.

É Professor de graduação e do programa de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco – USP) e da Universidade de Santa cecília (UNISANTA – Santos).

Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Advogado. Professor Emérito e implantador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito em várias instituições no Brasil.

Autor, dentre outros livros, de “Crise e Golpe”, sobre a crise político-econômica no Brasil de 2014, e “Estado e Forma Política”, ambos da Editora Boitempo. Pela Editora Atlas, é autor de “Filosofia do Direito” e “Introdução ao Estudo do Direito”.

Juliana Paula Magalhães é doutora e Mestra em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. Bacharela em Direito pela mesma instituição.

Atuou como assistente do Professor Alysson Leandro Barbate Mascaro (2016-2019), vinculada ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP, nas disciplinas Filosofia do Direito, Ética Profissional e Teorias Críticas do Direito da Faculdade de Direito da USP.

É servidora pública concursada do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, onde exerce funções de assessoramento jurídico. É também professora universitária e palestrante em diversos cursos e instituições e autora de artigos publicados em periódicos e da obra: “Marxismo, Humanismo e Direito: Althusser e Garaudy” (Editora Ideias&Letras).

É autora da tese de doutorado “Michel Villey e a subjetividade jurídica” aprovada unanimemente com distinção e louvor em razão dos méritos da pesquisa.

Afrânio Silva Jardim é mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e livre-docente em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Atualmente, é Professor Associado de Direito Processual Penal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

É também ex-professor titular de Direito Processual Penal da Universidade Gama Filho (mestrado e doutorado) e ex-professor adjunto de Direito Processual Penal da Universidade Cândido Mendes (graduação e mestrado).

É procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: ação penal, processo penal democrático, processo penal, constituição e prisão cautelar.

Moderação

Pierre Souto Maior é doutorando em Direito Penal (Universidad Buenos Aires) e especialista em Ciências Criminais (ASCES). É graduado em Direito (ASCES). Atualmente, é professor auxiliar II da Faculdade de Direito de Caruaru (ASCES-UNITA, pós-graduação), professor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (pós-graduação) e Juiz de Direito – Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.

É membro da Associação Juízes pela Democracia (AJD). Tem experiência na área de Direito Processual Penal, Direito Penal e Criminologia.

Gustavo Conde é jornalista, linguista e comunicador. Mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, ele trabalha com pesquisas sobre teorias do humor e sobre a história da representação do riso, além de ser colunista de política de vários veículos de mídia, como o Portal GGN, o Brasil 247 e o Le Monde Diplomatique Brasil.

Conde também é professor de literatura, gramática e redação e ministrou vários cursos sobre técnicas de escrita, na graduação e pós-graduação, em universidades como a Unicamp, a Unasp, a Anhanguera dentre outras. As áreas do conhecimento que caracterizam sua pesquisa são: análise do discurso, psicanálise e semiótica.

Deixe um Comentário

comentários

Qual foi a real experiência do socialismo no século 20? Quais as lições que ficam? Qual o rumo que o (mais…)

Deixe um Comentário

comentários